Nesta quinta-feira, foi realizada a audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), viabilizada por meio de requerimento do Deputado Estadual Gustavo Santana. A audiência debateu sobre a necessidade de pavimentação asfáltica na LMG-406, no trecho de 89 km que liga a cidade de Almenara ao município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. A estrada recebe duas denominações diferentes: MG-406, entre Almenara e seu distrito de Pedra Grande, com 32 km de extensão, e MGC-251, do distrito até Pedra Azul, com 57 km.
Autor do requerimento da audiência, o deputado Gustavo Santana (PL) destacou a situação precária do trecho e seu impacto para a economia local, por sua importância para o escoamento da produção. Ele também comentou o risco que os motoristas correm ao trafegar pelo local, devido às condições de segurança da estrada. “O trecho é de fundamental importância, não só para moradores, agricultores e empresários, de Almenara e Pedra Azul, mas para todas as cidades da região, que dependem dele para o escoamento de produtos, acesso a serviços de saúde, educação e outros recursos essenciais”, destacou o parlamentar.
Lideranças políticas de ambos os municípios reforçaram a necessidade de intervenções no trecho. “Quando chove, os moradores ficam ilhados e, no período de seca, também há transtornos”, relatou o vereador Ailton Oliveira, de Almenara. “O asfaltamento vai tirar o povo da lama e da poeira”, completou.
Bruna Prates, vereadora de Pedra Azul, e Ricardo Pinto, ex-prefeito do município, abordaram o potencial produtivo da região, prejudicado pela estrada de terra, como a pecuária, a plantação de eucalipto e a mineração de lítio e grafite. A maior produtora de grafite beneficiada da América Latina está instalada em Pedra Azul.
Também ex-prefeito de Pedra Azul, Daniel Costa salientou a posição estratégica da estrada, a qual liga o Centro-Oeste do País ao litoral sul da Bahia. Ele reconheceu, no entanto, recentes intervenções do Governo do Estado para garantir condições de trafegabilidade. “Tenho visto a atuação do governo com medidas que tem amenizado a situação, como as intervenções com o encascalhamento.”, destacou.
As condições do trecho têm trazido preocupação com relação ao acesso para o atendimento médico na região. De acordo com participantes da audiência, acionado pela população de Pedra Grande, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que não poderia atender ao chamado, pois não poderia colocar a ambulância para rodar na estrada.
O ex-presidente da Assembleia, José Santana parabenizou as lideranças do Vale do Jequitinhonha pela mobilização. “A soma de forças vai fazer com que encontremos o melhor caminho”, afirmou.
A fala do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG), Rodrigo Tavares, trouxe esperança para os líderes municipais. Ele admitiu as más condições do trecho e garantiu, contudo, que, entre as estradas do Jequitinhonha, o trecho entre Almenara e Pedra Azul é prioridade para o governo. Após detalhar obras em andamento em outras cidades da região, Rodrigo Tavares disse que a equipe do DER vai atualizar o projeto de engenharia do trecho para que, caso haja a oportunidade orçamentária, as obras saiam do papel. Esses recursos extraordinários viriam do acordo de reparação da Vale ou da venda de estatais, por exemplo.
Rua Rodrigues Caldas, 79
Edifício Tiradentes • 3º andar
Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG
CEP 30190-120
(31) 2108.5775
comunicacao@gustavosantana.com.br