Na manhã de hoje, os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei 1991/2024, de autoria do deputado estadual Gustavo Santana, que estabelece o Método Wolbachia como um método adicional para o controle biológico visando combater o mosquito Aedes aegypti.
A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, porém não está naturalmente presente no Aedes aegypti.
Quando artificialmente introduzida no mosquito, a Wolbachia reduz a capacidade do Aedes aegypti de transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A liberação de mosquitos, contendo Wolbachia, vai garantir o surgimento de uma população de Aedes incapaz de transmitir doenças.
O Estado poderá fomentar parcerias entre os setores público e privado para desenvolver o Método (Wolbachia deixaria somente método) como uma estratégia adicional às demais medidas de controle existentes. Em relação à implementação, o Estado adotará medidas de monitoramento e estratégias para informar a população.
O Projeto de Lei segue agora para sanção do governador Romeu Zema.
“Nobres deputados, obrigado por votarem pela aprovação deste Projeto tão significativo. Como parlamentar, Líder do Bloco Avança Minas, e representante do povo mineiro na ALMG é uma honra poder conduzir um projeto como esse”, comemora o deputado.
Rua Rodrigues Caldas, 79
Edifício Tiradentes • 3º andar
Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG
CEP 30190-120
(31) 2108.5775
comunicacao@gustavosantana.com.br