Em Reunião Extraordinária na manhã desta quinta-feira (16/5/24), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em 1º turno o Projeto de Lei (PL) 1.991/24 de autoria do deputado estadual Gustavo Santana incluindo o método Wolbachia para o controle biológico do mosquito Aedes aegypti entre as ações para evitar arboviroses.
A Wolbachia é uma bactéria naturalmente encontrada em aproximadamente 60% dos insetos na natureza, mas que está ausente no Aedes aegypti. Com a Wolbachia inserida artificialmente no mosquito a capacidade de transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela fica reduzida. Após a liberação de mosquitos com Wolbachia no meio ambiente, a tendência é que eles se reproduzam criando uma população incapaz de transmitir doenças.
“A aprovação desse projeto representa um passo significativo na busca por alternativas eficazes no controle do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Adotar o Método como uma estratégia adicional de combate pode contribuir e muito na diminuição dos casos em nosso Estado, como vem ocorrendo em várias cidades do país”, afirmou Santana.
O documento menciona que o Estado incentivará a realização de parcerias públicas e privadas para desenvolver o método Wolbachia como medida complementar às demais ações de controle das arboviroses. Para tanto, o Estado adotará mecanismos para o seu monitoramento e esclarecerá a população sobre o tema.
O projeto segue para a Comissão de Saúde para receber parecer de 2º turno antes de retornar ao Plenário da Assembleia Legislativa para votação final.
Rua Rodrigues Caldas, 79
Edifício Tiradentes • 3º andar
Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG
CEP 30190-120
(31) 2108.5775
comunicacao@gustavosantana.com.br