Notícias
06.janeiro
AGORA É LEI! Todo paciente com doença renal crônica tem direito a acompanhamento multiprofissional durante a hemodiálise.

Foi sancionada pelo Governador Romeu Zema e publicado este mês no Diário Oficial, o Projeto de Lei nº 24.634/2024, de autoria do deputado Gustavo Santana, que trata sobre a obrigatoriedade de um cuidado integral, incluindo o atendimento multiprofissional e a assistência fisioterapêutica, para pacientes com doença renal crônica e em hemodiálise.


O acompanhamento especializado garante um melhor acolhimento para essas pessoas que enfrentam os impactos de uma enfermidade debilitante. Estudos mostram que é comum estes pacientes apresentem certos sintomas como mal-estar, cãibras, cansaço excessivo, fadiga e outras alterações. No entanto, como tentativa aliviar ou até mesmo inibir essas condições, a fisioterapia surge como um meio que irá garantir o fortalecimento dos seus músculos e articulações, e assim melhorar o funcionamento do metabolismo, performance cardíaca e demais movimentações essenciais para o seu dia a dia.


“Essa medida tem um papel crucial no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes em tratamento de hemodiálise. O acesso à saúde pública de qualidade é um direito de todos os cidadãos e dever do Estado.”



Entre em contato

Gabinete em Belo Horizonte:

Rua Rodrigues Caldas, 79

Edifício Tiradentes • 3º andar

Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG

CEP 30190-120

Telefone:

(31) 2108.5775

Cadastre seu
WhatsApp e
receba nossas
atualizações