A proposta tem o objetivo de fortalecer a proteção aos profissionais da educação em Minas
O Projeto de Lei nº 1.599/2023, de autoria do deputado Gustavo Santana (PL), foi aprovado em 2º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e agora segue para sanção do governador Romeu Zema (Novo). A lei visa fortalecer a proteção aos profissionais da educação, garantindo um ambiente escolar mais seguro, justo e humano.
Com a aprovação, qualquer desrespeito ou afronta a educadores no exercício de suas funções será encaminhado à autoridade policial para apuração do crime de desacato , com aplicação das medidas previstas em lei.
Além disso, a proposta prevê a implementação de um plano de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas da rede pública estadual, orientando sobre procedimentos de resposta a crises e encaminhamentos necessários para:
Assegurar a segurança da vítima;
Avaliar sua saúde física e psicológica;
Promover instruções adequadas a cada caso;
Restabelecer o apoio social aos profissionais da educação.
O texto aprovado corresponde ao substitutivo nº 1, com a emenda nº 1, apresentado pelo deputado João Magalhães (MDB).
O PL representa uma conquista para a educação e demonstra respeito aos profissionais que consagram suas vidas ao ensino. “Com essa legislação, asseguramos proteção, segurança e suporte integral aos nossos educadores", ressalta Gustavo.
Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência • Térreo • Sala 2
Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG
CEP 30190-921
(31) 2108.5775
comunicacao@gustavosantana.com.br