Notícias
08.junho
Comissão de Meio Ambiente debate sobre o aumenta abandono de animais durante a pandemia de Covid-19

Adoção inconsequente também tem alta durante o isolamento e assunto foi debatido em audiência nesta segunda (8).

Durante a pandemia da Covid-19, o número de abandono de animais tem aumentado significativamente. A estimativa é de que, em Belo Horizonte, cresceu em mais de 40% o número de cães e gatos nas ruas. O assunto foi o centro de debate, nesta segunda-feira (8/6/20), da primeira audiência pública remota da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os dados apresentados durante a reunião abrem a discussão para outro problema que também ampliou nesse período de isolamento social: a adoção inconsequente. Com isso é muito importante criar medidas para que sejam realizadas adoções com metodologia, para se evitar o aumento significativo de abandono pós-pandemia.

A Audiência contou com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, do subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Cézar Augusto Fonseca e Cruz, da coordenadora de Fauna e Pesca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Samylla de Cássia Ibrahim Mol, e da médica veterinária Flávia Quadros Campos Ferreira, especialista em Controle Populacional e Medicina do Coletivo.

A coordenadora de Fauna e Pesca da Semad, Samylla Mol, defende a adoção, desde que seja refletida. “O cão e o gato têm vida longa, 10, 15 anos, não é para pandemia, é para muitos anos”, ensinou. Quando se adota um animal, a pessoa tem que avaliar se tem condições financeiras para garantir a alimentação, os cuidados veterinários, o bem-estar do animal.

As especialistas da Semad lamentaram que o problema do abandono de animais não seja uma questão típica da pandemia do coronavírus e defenderam a necessidade da educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades de se ter um animal.

O abrigamento dos animais abandonados foi outro problema discutido pelos participantes da reunião. Foi unanimidade que o recolhimento não pode ser tratado como solução, mas apenas um paliativo para minimizar o sofrimento desses animais.

Alertaram, no entanto, que o abrigo inconsequente pode muitas vezes ampliar a dor e até aumentar o contágio pelos adoecidos. O fato é que muitos abrigos atuam de forma precária, sem garantir a segurança e o bem estar para o acolhido.

O deputado Gustavo Santana defendeu a guarda bem planejada para se evitar novos abandonos no futuro. “Abandonar animais é crime! Vamos continuar fiscalizando e não mediremos esforços para apoiar a causa animal.”, salientou o parlamentar.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado deu o pontapé para uma iniciativa que busca minimizar os problemas de abandonos de animais e saiu na frente para capacitação com o lançamento do “Projeto Pioneiro de Acolhida, Abrigo e Adoção de Fauna Doméstica Abandonada”. O objetivo é transformar centros de abrigamento em referências na capacitação de gestores municipais para práticas adequadas e econômicas de tratamento dos animais resgatados.

“Será uma verdadeira escola sobre recursos necessários, alimentação mais adequada, critérios para adoção, aspectos logísticos entre outras práticas”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira.

O secretário disse que Minas também é o único estado brasileiro que tem uma coordenação específica para a fauna doméstica. Elogiou o trabalho de outros órgãos, como a Assembleia de Minas, por conduzir o debate sobre a proteção de animais, e o Ministério Público, que também é pioneiro por possuir uma área específica para o assunto. “A proteção dos animais tem que ser uma política de Estado e não apenas de governo”.

Segundo Cézar Augusto Fonseca e Cruz, subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, os centros pretendem replicar ações para outros municípios. “Agora estamos na construção de um modelo de conhecimento”.







Entre em contato

Gabinete em Belo Horizonte:

Rua Rodrigues Caldas, 79

Edifício Tiradentes • 3º andar

Santo Agostinho • Belo Horizonte/MG

CEP 30190-120

Telefone:

(31) 2108.5775

Cadastre seu
WhatsApp e
receba nossas
atualizações